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Se você é daqueles que acredita que propaganda política é sempre chata, melhor mudar de ideia. E o argumento, quem diria, não vem dos sempre liberais americanos e tampouco dos ousados europeus, mas, sim, da Tunísia.
Berço da Primavera Árabe, nome dado à onda de revoltas populares que tomou conta de países do Oriente Médio e norte da África, o país foi às urnas pela primeira vez depois da queda do ditador Zine El Abidine Ben Ali. E tudo correu muito bem, obrigado. Estima-se que cerca de 7,3 milhões de eleitores votaram e o ambiente foi de tranquilidade.
Para isso, no entanto, uma campanha de conscientização muito criativa tomou conta das ruas. E o chamariz – vejam só! – foi o menos popular de todos: um retrato gigante do odiado Ben Ali. Assistam…


Pois é. Depois que a foto do ditador era arrancada, uma mensagem incentivando o voto – que só é obrigatório por aqui – surgia: “Cuidado! A ditadura pode voltar! Dia 23 de outubro, vote!”
Muito melhor que panfleto e telemarketing, né? Pois é. Precisamos aprender com os árabes. Taí o Kadhafi que não me deixa mentir.